Da Estante de Livros: Crônica de Uma Namorada (Zélia Gattai)

(ou o nosso direito ao pueril)

cronica-de-uma-namorada

Eu estava na faculdade quando li Anarquistas, Graças a Deus, livro de estreia de Zélia Gattai, e fiquei completamente fascinado pela história da família de imigrantes italianos da qual a  própria escritora, ao mesmo tempo narradora e protagonista desse fantástico romance de formação, fazia parte.

Crônica de uma Namorada também é um desses romances de formação. A protagonista, de certa forma, também é Zélia, mas disfarçada de Geana, menina que ao longo da trama vai fazendo suas primeiras descobertas de adolescente. Descobertas contadas de forma sublime pela autora, mesclando um sutil senso de humor com uma carga dramática que em nenhum momento perde o tom.

Divertidos também os momentos de autorreferência em que ela não tem pretensão nenhuma de se levar muito a sério, como quando fala da família Gattai ou ao dizer que viu o famoso escritor Jorge Amado no restaurante com uma moça, que não devia ser famosa, porque ela não reconhecia.

A impressão que tive há 13 anos, ao ler o romance de estreia de Zélia Gattai, é a mesma que tenho com Crônica de uma Namorada (originalmente de 1995 e relançada pela Companhia das Letras em 2009). Zélia não usa firulas ou enfeites. Conta histórias simples de maneira ainda mais simples. Só quer contar belas histórias. Assim, dá sempre aos leitores algo agradável de ler, daquele tipo de coisa que faz o tempo passar mais rápido. Quando você percebe, já chegou ao fim do livro. E quer mais.

Porque acredito em nosso direito a leituras pueris. Entre uma obra um pouco mais densa e outra, precisamos relaxar com histórias aparentemente bobas, mas que podem nos dizer muito sobre coisas importantes.

Quanto a mim, aprendi a não ficar tanto tempo sem ler nada da grande Zélia Gattai.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Da Estante de Livros: Crônica de Uma Namorada (Zélia Gattai)

  1. Pingback: Pequenos prazeres: Palavras | Biscate Social ClubBiscate Social Club

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s